Banca de DEFESA: SOELI APARECIDA ROSSI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SOELI APARECIDA ROSSI
DATA : 10/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO MATERIAL ESTRUTURADO DO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO



PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Educacional; Material Estruturado; Competência Comunicativa.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Esta tese, inscrita na linha de pesquisa “Estudo de Processos de Variação e Mudança” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), objetiva investigar os fundamentos teóricos da variação linguística e as metodologias sugeridas na proposta dos cadernos impressos de Língua Portuguesa que compõem o material estruturado na rede estadual de Mato Grosso e a análise entre a articulação das habilidades da variação e  da heterogeneidade linguística nas atividades de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Médio, visando verificar se a variação linguística apresentada nos cadernos tem relação com as habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular (DRC-MT), bem como, buscamos identificar a proposta para a  variação linguística no Ensino Médio, a partir do material estruturado impresso, disponibilizado aos alunos no retorno às aulas presenciais, após o período de pandemia (COVID-19), no ano de 2021. A metodologia de investigação é a análise documental de cunho qualitativo que estabelece seleção, coleta, análise e interpretação dos dados, a partir dos conceitos-chave em atividades propostas para o ensino da variação linguística, contidas no material estruturado impresso, que compõe o corpus documental da pesquisa, seguindo a definição metodológica de Lima Junior, Oliveira, Santos & Schnekenberg (2021); Kripk, Scheller & Bonotto (2015), entre outros. A pesquisa sustenta-se teoricamente na Sociolinguística Educacional que é uma área teórico-prática que se ocupa em observar os fenômenos das variedades linguísticas faladas pelos brasileiros, que nos permite analisar a proposta de ensino apresentada no material estruturado, no contexto escolar de Mato Grosso. Para tanto, a pesquisa está fundamentada, principalmente em Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2009, 2011, 2014, 2021, 2022), Bagno (1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017), Brasil (2018, 2022), Calvet (2002), Camacho (2003), Coracini & Cyranka (1999), Faraco (1997, 2007, 2008, 2023), Ilari & Basso (2023), Labov (2006, 2008), Mato Grosso (1998, 2021, 2023), Weinreich, Labov & Herzog (2006), Zilles & Faraco (2015) e outros linguistas da área. Compreendemos que o enfrentamento ao preconceito linguístico de qualquer natureza requer a análise do material que sustenta a prática pedagógica em sala de aula, pois este não se limita apenas aos recursos didáticos, mas a compreensão de que as línguas são variáveis, heterogêneas e sensíveis aos contextos de uso. Assim, fundamental é que os professores estejam atentos às comunidades de fala onde os alunos estão inseridos e às expressões identitárias que são manifestadas tanto em nível individual quanto em nível coletivo na interação em sala de aula. Essa sensibilidade deve ser aplicada tanto nos contextos reais de fala quanto nos contextos de aprendizagem. Dessa forma, é possível promover uma educação mais inclusiva e consciente das complexidades linguísticas e culturais presentes em nossa sociedade. Os resultados obtidos expõem a necessidade de formação continuada aos professores de Língua Portuguesa em Sociolinguística, na perspectiva de valorizar a variação linguística que o aluno já domina e possibilitar o estudo de outras variações que impliquem em letramentos e usos da linguagem em diferentes situações comunicativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 80737005 - JOCINEIDE MACEDO KARIM
Interno - 466.104.133-04 - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Interna - 627.501.519-53 - CRISTIANE SCHMIDT - UNEMAT
Externo à Instituição - 009.570.851-09 - FERNANDO JESUS DA SILVA - UFMT
Externa à Instituição - 736.497.321-49 - MARÍLIA SILVA VIEIRA PEREIRA - UEG
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 13:56
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