Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA MARIA DE SOUZA FAI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSA MARIA DE SOUZA FAI
DATA : 19/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA LINGUÍSTICA DE INTERVENÇÃO PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

leitura; escrita; alfabetização; letramento; produção textual.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O presente Projeto Propositivo apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UNEMAT/Cáceres), inscreve-se na Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais. Sustenta-se nos conceitos teóricos da Linguística, de forma específica na Fonologia e Linguística Textual e dialoga com estudos da aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente a alfabetização e o letramento. Os referenciais teóricos-metodológicos se ancoram em estudos e pesquisas de: Cagliari (2009), Soares (2021), Morais (2012, 2022), Geraldi (2001), Smolka (2012), Koch (2021), Koch e Elias (2021) dentre outros pesquisadores da área de linguagem e alfabetização. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, relacionando questões linguísticas à alfabetização, convalidando os estudos linguísticos como suporte valioso na intervenção do baixo desempenho de estudantes quanto à aprendizagem da leitura e da escrita. Tem como objetivo geral propor um trabalho de leitura e escrita para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, tomando o texto como eixo central de alfabetização e letramento. Seus objetivos específicos são ressignificar a apropriação do sistema de representação da escrita e seu uso para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita; criar condições para que os alunos compreendam os diferentes usos da leitura e da escrita em situações variadas e promover a leitura, escrita e produção textual de modo a potencializar a efetivação da alfabetização e do letramento. A abordagem metodológica de desenvolvimento da pesquisa envolve a investigação sobre fenômenos da linguagem, relacionando-se à pesquisa-ação com a intencionalidade de intervir diretamente na realidade encontrada, tendo como foco de análise alunos da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, de Primavera do Leste-MT. Para isso, vale-se da apresentação de um material com sequências didáticas de atividades significativas de cunho linguístico, destinado aos professores do 3º ano do Ensino Fundamental para o aprimoramento da leitura e da escrita dos alunos, tendo o texto como eixo central da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e como suporte e referência para a compreensão sobre seu funcionamento. As atividades propostas pretendem oportunizar aos alunos envolvidos, mecanismos de reflexão, tendo o professor como mediador da aprendizagem, culminando na prática de textos espontâneos, evidenciando a evolução da leitura e da escrita dos alunos em processo de alfabetização, destacando seu lugar de autoria como resultado de saberes possíveis, concebidos a partir de situações pessoais vivenciadas e/ou imaginadas de vivências. Como resultado, tem-se um produto educacional que poderá oportunizar o aprimoramento das capacidades de ler e escrever dos alunos, contribuindo para o alcance de patamares mais avançados nesse processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Interna - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externa à Instituição - TANIA MARIA DE LIMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 06/08/2024 14:58
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1