A LITERATURA ATRAVÉS DOS CONTOS DE TERROR, PARA DESENVOLVER A NARRATIVA ORAL E ESCRITA
leitura; literatura; contos de terror.
O presente Projeto de intervenção tem por objetivo realizar um trabalho com leitura literária, com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da escola do campo Laranjeira I, no intuito de despertar o gosto pela literatura e desenvolver a produção de leitura e escrita. A ação se dará através do gênero narrativo do conto de terror, tendo em vista a preferência dos alunos pelo gênero. Estamos embasados nos aportes teóricos de Rildo Cosson (2006), Paulo Freire (1989), Vicent Jouve (2022), dentre outros, para fortalecer o compromisso para superação das dificuldades relacionadas à leitura e escrita, percebidas nos alunos. Pretende-se promover um trabalho de recuperação, por parte dos alunos, de narrativas orais em seu contexto familiar, para estabelecer uma transição entre estas e narrativas de terror contemporâneas, no intuito de desenvolver estratégias de leitura do texto literário e de perceber aspectos estruturais e sócio-culturais nos textos. Como produto, espera-se produzir um livro com os alunos, em formato de cartonera, livro com encadernação de papelão. O enfoque do trabalho parte da preferência do aluno como base para iniciar um longo caminho para a descoberta prazerosa do ato de ler.