LEITURA LITERÁRIA E PLURALIDADE CULTURAL: VIAS DE CONEXÃO À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E NO ENSINO DE LINGUAGENS
Leitura Literária. Literatura. Ensino. Pluralidade Cultural.
Nesta dissertação reflete-se sobre as potencialidades da prática da leitura e escrita com textos de diversos gêneros literários e não literários em aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. Discorre-se sobre o desenvolvimento de um projeto propositivo elaborado no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, direcionado ao nono ano. Neste se abordou a leitura literária atrelada à pluralidade cultural, às práticas de letramentos e multiletramentos em sala de aula. Embasou-se em escritos teóricos sobre a Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss, que possibilita ao profissional de educação, especialmente ao professor de Língua e Literatura, a percepção do processo de aprendizagem literária que tem o leitor como centro de aprendizagem; também autores que dissertam sobre o ensino de literatura e a formação do leitor, como Colomer (2003; 2007; 2017), Cosson (2021), Zilberman (1989; 2003; 2008; 2009; 2012; 2014), Fleck (2007; 2017; 2020; 2021; 2022), dentre outros. Teve como objetivo promover a prática da leitura, da interpretação e da escrita com textos literários, tendo-se o aluno leitor como coautor de textos. Para dar sequência à relação teoria-prática, como produto final apresenta-se o Caderno de Atividades – “Leitura Literária e Pluralidade Cultural: vias de conexão à construção de sentidos e no ensino de linguagens”, estruturado em dois módulos: a - O processo de recepção dos textos literários e a atribuição de sentidos; b - Oficinas literárias com proposição e estratégias de trabalho, anexo ao final deste estudo. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para um ensino de leitura, literatura e escrita em práticas escolares que valorizem a capacidade de reflexão discente.