UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE AS REDES SOCIAIS E BUSCA PARA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM CONDIÇÃO DE AUTORIA
Formação. Autoria. Alienação pelo digital. Análise do discurso digital.
Esta Pesquisa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT) buscará discutir as novas materialidades discursivas surgidas com o digital e as formas como elas têm atuado na individuação dos sujeitos, bem como a ideologia presente nesses discursos, tendo como objetivos, primeiro, promover a formação dos alunos para uso da internet e das redes sociais, a fim de que esses superem a alienação, tenham um “cinto de segurança” ao navegarem na rede e posicionem-se como autores e não meros copistas e replicadores de conteúdo; segundo, dar condições para que os alunos possam constituírem-se como autores, repassando o conhecimento adquirido para os seus pares e para a comunidade escolar. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da escola Paulo Freire, em Primavera do Leste/MT, em oito encontros (etapas) envolvendo ações de leitura, reflexão, discussão e escrita, voltadas para formação, conscientização e autoria, pois, acredita-se que, com formação, os jovens serão capazes de modificar sua posição-sujeito em relação à internet e às redes sociais, agindo de forma mais segura, uma vez ser impossível, nos dias de hoje, desligar-se totalmente desses meios. O suporte teórico é a Análise do Discurso de linha francesa, principalmente os estudos de Dias, os quais são voltados para o discurso digital. O produto final será constituído de: seminários apresentados pelos próprios alunos que, afetados pela formação, falem para outros jovens dessa e de outras escolas de Primavera do Leste, para professores e familiares, sobre como usar a internet de forma mais segura, sobre abandono digital e sobre como, além das várias formas de violências, ela é prejudicial, alienando os usuários, manipulando sua relação com a linguagem, afetamdo seu processo de assujeitamento; e de cartilhas orientadoras sobre o uso das tecnologias digitais.