DESMISTIFICANDO ESTEREÓTIPOS, APONTANDO CAMINHOS: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Racismo, identidade negra, leitura subjetiva, Literatura Afro-brasileira.
Este trabalho tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita levantando questões raciais, em específico a representação do negro e seus aspectos identitários como o cabelo crespo e a cor da pele, a partir da obra Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar (2007), da autora mato-grossense Neuza Baptista Pinto. O público-alvo são os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, da rede estadual urbana, situada no município de Nova Xavantina – MT. Refletir sobre os estereótipos criados pela sociedade em que se associam o negro e suas características, como ruins e feios, reportando a este como ser inferior, discurso presente ao longo da história da humanidade. Tem como premissa a promoção de práticas diversas de letramento trazendo a contribuição do texto literário e os efeitos da lei 10.639, no enfrentamento do racismo estrutural dentro do campo educacional. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação proposta por Thiollent, (1986), por meio da aplicação de contextualizações orais, oficinas, leituras e a sequência básica de Rildo Cosson (2012). Em seu percurso teórico, este projeto discute os conceitos de leituta, letramento literário, alfabetização e letramento, concepções ideológicas que tratam histórias de pessoas negras e discussão teórica sobre Literatura Afro-Brasileira. Como produto, produzimos uma metodologia de aula baseada em novas formas de ensinar, aprender, construir o conhecimento e aplicar o conteúdo saindo do modelo tradicional.