NARRATIVAS DE AVENTURA: DESPERTANDO O INTERESSE PARA A LEITURA LITERÁRIA, POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO
Gamificação; leitura literária; formação leitora
Este projeto de pesquisa tem o intuito de realizar uma atividade pedagógica para trabalhar a introdução à leitura literária com alunos de 6º ano, usando a estratégia da gamificação, a partir da percepção das características de enredo e espaço de narrativas de aventura clássicas ocidentais, tendo o texto literário como ponto de partida no ensino, no desenvolvimento da linguagem e do indivíduo, levando em consideração a sua natureza intertextual e plurissignificativa que é essencial para a formação de um leitor competente. Pensando no processo de leitura por meio de estratégias, mostrando caminhos aos alunos para o ato de ler, utilizamos a Predição de Vicente Jouve (2000, p.78). Outros teóricos importantes para discutir a noção de leitura no trabalho são Freire (1989), Rouxel (2004), Mortatti (1995), Martins, 1994 dentre outros. A obra escolhida para leitura com a turma foi Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e o formato do jogo a ser proposto é o tabuleiro, para cuja construção serão usados os elementos espaço e enredo.