REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS AFRODESCENDENTES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE LEITURA E ESCRITA EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DA OBRA A BOTIJA DE OURO, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS
Leitura e escrita; literatura infantojuvenil; diversidade; representação; criança afrodescendente; ambiente escolar.
Esta Pesquisa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT) investiga práticas de leituras e de escrita no Ensino Fundamental que, ao mesmo tempo em que buscam o aprimoramento dessas habilidades, estimulam o pensamento social crítico e reflexivo, a partir de um tema transversal ligado à pluralidade cultural: a representação da criança afrodescendente na literatura infantojuvenil. Os objetivos da pesquisa são: 1) contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos do Ensino Fundamental; 2) desenvolver ações de pesquisa, leitura e escrita, com alunos do Ensino Fundamental, que tratem da diversidade étnico-racial, percebidas na dimensão da linguagem cotidiana, manifestas em palavras; 3) realizar um estudo teórico-crítico sobre a relação entre literatura e desenvolvimento da leitura e da escrita no âmbito do espaço escolar. A pesquisa – de natureza qualitativa, método indutivo – será desenvolvida em etapas concomitantes: ao mesmo tempo em que se investe em uma revisão bibliográfica sobre os temas leitura e escrita e representações da criança negra nos livros infantis, serão aplicadas, em salas do sexto ano do Ensino Fundamental, estratégias de intervenção direta, por meio de leitura e reescrita da obra literária A botija de ouro e atividades lúdicas relacionadas ao texto, jogos linguísticos (palavras cruzadas, caça-palavras) e pesquisa de nomes de origem africana, motivadas pelo estudo coletivo da obra A botija de ouro, de Joel Rufino dos Santos. Pretende-se que a intervenção, além de provocar leituras e atividades escritas, instigue a descoberta de influências linguísticas (e outras influências) de idiomas vindos da África sobre constituição da Língua Materna. Em seu percurso teórico, a pesquisa discute, dentre outras coisas, a força da estrutura dominante, que busca o silenciamento das vozes que representam a diversidade, com ênfase na questão do movimento afro-brasileiro. O aporte teórico da pesquisa se sustenta em estudos sobre leitura e escrita, como Cultura escrita e educação (2001), de Emília Ferreiro, Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura (2011), de Vanda Maria Elias e outras obras; em estudos relacionados à literatura e representações da criança negra nos livros, tais como Personagens negras na literatura infantil, de Débora Oyayomi Araújo (2017), Literatura afro-brasileira, de Florentina Souza e Maria Nazaré Lima (2006) e O movimento negro educador, de Nilma Lino Gomes (2019), e outras obras. Como produto final, resultado da intervenção em salas do sexto ano, pretende-se apresentar um portfólio comentado e ilustrado de palavras de origem africana, com vocábulos coletados, selecionados e organizados pelos alunos do sexto ano.