LEITURA/ESCRITA/REESCRITA NA SALA DE AULA: PRÁTICAS DE ARGUMENTAÇÃO
Leitura/ Escrita/ Reescrita/. Argumentação. Autoria.
Este projeto foi produzido a partir dos estudos realizados no Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Cáceres - MT. O projeto será desenvolvido em uma turma de 21 alunos, do 8º ano A do Ensino Fundamental matutino, na disciplina de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Verena Leite de Brito, localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT. Fundamentados nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, a partir dos estudos de Pêcheux, Orlandi e outros estudiosos da área, objetivamos trabalhar leitura/escrita/reescrita, criando condições para que os alunos possam (re)significá-las, tendo acesso ao verbal e ao não verbal, ou seja, às várias materialidades significantes. Trata-se de promover um deslocamento nos sentidos cristalizados na/pela escola, movidos pelo discurso pedagógico, para tomá-los discursivamente, em processo, pois a Análise de Discurso aponta para outras formas de ler, para outras escutas, para produção de sentidos outros. No que se refere à reescrita, Orlandi (2023) diz que “É reescrevendo que o aluno faz face à incompletude dos sentidos e à abertura do texto. Leitura, escrita, reescrita funcionam imbricadas. Esses funcionamentos nos deram pistas para trabalhar com a argumentação, tão rechaçada no Ensino Médio. Não aquela comumente vista nas escolas, que prioriza a persuasão, o consenso, mas a argumentação sob a perspectiva da Análise de Discurso, que “se sustenta no mecanismo da antecipação, funcionando pelas relações imaginárias” (ORLANDI, 2021), ideologicamente estruturada. Para tanto, mobilizaremos os conceitos de discurso, sujeito e ideologia, condições de produção, interdiscurso/intradiscurso, paráfrase e polissemia, argumentação, autoria. Esperamos com esse trabalho que os alunos ocupem a posição sujeito-autor de seus dizeres e que a instituição-escola seja um espaço de manifestações autorais.