DESMISTIFICANDO ESTEREÓTIPOS, APONTANDO CAMINHOS: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Racismo, identidade negra, leitura subjetiva, Literatura Afro-brasileira.
Esta pesquisa aborda o tema do racismo com foco principal no trabalho de leitura e escrita. Visa aprimorar as habilidades de leitura e escrita levantando questões raciais, em específico a representação do negro e seus aspectos identitários como o cabelo crespo, e a cor da pele a partir da obra Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar (2007), da autora mato-grossense Neuza Baptista Pinto. Enfatiza a aproximação de uma nova formulação de conceito de estética, tentando desmistificar os estereótipos formados pela sociedade em que se associam o negro e suas características, como ruins e feios, reportanto o negro como inferior, presentes no discurso ao longo da história. Pretende-se com esta intervenção trabalhar a literatura na perspectiva da leitura subjetiva, valorizando a memória subjetiva e o repertório cultural do aluno, sua forma de pensar e sentir o texto, desenvolvendo o senso de análise, criticidade, capacidade de autoria e revisão do próprio texto. Em seu percurso teórico, este projeto discute os conceitos de leituta, letramento literário, alfabetização e letramento, concepções ideológicas que tratam histórias de pessoas negras e discussão teórica da Literatura Afro-Brasileira. Como produto final, resultado da intervenção em salas do sétimo ano da Escola Estadual Ministro João Alberto, almeja-se elaborar um diário de leitura com as anotações e o percurso da escrita proposta pelo projeto.