O tratamento da variação linguística no ensino da Língua Portuguesa na produção do gênero textual peça de teatro: uma proposta de ressignificação da história dos nordestinos no município de Nova Olímpia – MT
Língua Portuguesa; variação linguística; nordestinos; teatro.
Este projeto apresentado ao Programa de Mestrado Profissional – Profletras tem como proposta o ensino da Língua Portuguesa por meio do desenvolvimento da escrita do gênero textual peça de teatro. A partir dessa finalidade, o projeto propõe uma investigação das variações linguísticas que circulam no município de Nova Olímpia – MT, oriundas da migração nordestina na constituição da referida cidade. Assim, o trabalho interventivo será desenvolvido em fases que reconheçam o processo de produção escrita e sua materialidade, com propostas de leitura de textos teatrais e de análise dos recursos linguísticos utilizados na composição do gênero. Destaca-se ainda, o desenvolvimento de uma pesquisa de campo, por meio do gênero entrevista para coleta de narrativas de migrantes nordestinos. É a partir dessa ação que proporemos o desenvolvimento da escrita do gênero peça de teatro, utilizando recursos como a transcrição, a retextualização, além do processo de revisão e reescrita. Concomitantemente, esse percurso formativo possibilitará a análise das variações linguísticas presentes na comunidade, numa perspectiva de ressignificação dos nordestinos como constituintes da história da cidade onde moram. Nesse sentido, a intenção é que os alunos se reconheçam como sujeitos capazes de produzir a autoria e de ressignificar a sua linguagem. Este trabalho está filiado à teoria da Sociolinguística Variacionista, de Labov (1994), Alkmim (2001), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004) e Bagno (2015), além das contribuições da Linguística Textual defendidas por Schneuwly e Dolz (2004), Antunes (2003), Koch (1997) e Marcuschi (2004), dentre outros importantes teóricos. O projeto propõe como produto final a publicação de um livro digital com as peças de teatro elaboradas e a apresentação cênica de uma delas para a comunidade escolar, sendo produzida e dramatizada pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, da E. E. Prof.ª Francisca de Souza Alencar.