UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA DE NARRATIVAS LONGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Leitura. Literaturas de língua portuguesa. BNCC. Ensino fundamental II
Nesse Projeto de intervenção intuímos elaborar uma proposta de leitura literária para o ensino fundamental II, com o objetivo de introduzi-los no mundo da ficção escrita juvenil como base para que se constituam indivíduos leitores em todas as circunstâncias. A proposta objetiva para além das demandas e necessidades pedagógicas, visto que, ao mesmo tempo, interfere em uma carência de vida, isto é, a partir do momento em que a escola transforma seus alunos em pessoas ativas, tendo para isso a leitura como ferramenta principal, não só a unidade escolar é beneficiada, mas toda a sociedade que receberá da instituição sujeitos conscientes da sua existência singular no seu contexto social e subjetivo. Os objetivos almejados para esse programa de leitura foram elaborados de acordo com as habilidades da BNCC para o 3º ciclo do ensino fundamental, correspondentes ao campo artístico-literário, denominado pelo documento, referente às etapas do 6º ao 9º ano.