O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA MARECHAL RONDOM DO ASSENTAMENTO ANTONIO CONSELHEIRO
Palavras-Chave: Análise do Discurso; leitura; história, memória, sujeito, e
condições de produção.
Estudo filiado à linha de pesquisa em estudos discursivos, do Programa de
Mestrado Profissional em Letras, Polo de Cáceres, da Universidade do Estado
de Mato Grosso, tendo como objetivo trabalhar as condições de produção para o
ensino da leitura, posto que se trata de uma escola multiseridada do
assentamento Antônio Conselheiro da região rural da cidade de Cáceres-MT.
Desse modo, buscar-se-á observar em que medida o trabalho diferenciado com a
própria história de pertencimento dos sujeitos ao assentamento, compreendidas
pelas condições de produção sócio históricas dos sujeitos podem possibilitar e
significar a relação do sujeito com a língua, ampliando e ressignificando sua
relação com a leitura. Para tanto, buscar-se-á trabalhar com história da
constituição do lugar e de sua gente como condição de produção para trabalhar
com a leitura. Serão conceitos mobilizados os de memória, interdiscurso, sujeito,
língua e leitura.