LEITURA LITERÁRIA DE NARRATIVAS LONGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Leitura. Literaturas de língua portuguesa. BNCC. Ensino fundamental II
Nesse Projeto de intervenção intuímos elaborar uma proposta de leitura literária para o ensino fundamental II, com o objetivo de introduzi-los no mundo da ficção escrita juvenil como base para que se constituam indivíduos leitores em todas as circunstâncias. A proposta objetiva para além das demandas e necessidades pedagógicas, visto que, ao mesmo tempo, interfere em uma carência de vida, isto é, a partir do momento em que a escola transforma seus alunos em pessoas ativas, tendo para isso a leitura como ferramenta principal, não só a unidade escolar é beneficiada, mas toda a sociedade que receberá da instituição sujeitos conscientes da sua existência singular no seu contexto social e subjetivo. Os objetivos almejados para esse programa de leitura foram elaborados de acordo com as habilidades da BNCC para o 3º ciclo do ensino fundamental, correspondentes ao campo artístico-literário, denominado pelo documento, referente às etapas do 6º ao 9º ano.