O TRABALHO COM O DIÁRIO NA SALA DE AULA: ARTICULANDO LEITURA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Diário. Variação linguística. Leitura. Escrita. Língua Portuguesa.
Este projeto foi pensado e construído no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, que tem como proposta de trabalho desenvolver uma intervenção pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa na Escola Estadual Marechal Dutra, localizada no centro de Rondonópolis – MT. O projeto tem como objetivo contribuir com a produção escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da respectiva escola numa perspectiva da variação linguística por meio do gênero textual diário. Sendo assim, este trabalho de pesquisa e intervenção sustenta-se nos conceitos teóricos da Linguística Textual e da Sociolinguística ao perceber o texto como unidade de ensino, focalizando na produção escrita dos alunos. Entendemos que a aquisição da escrita possibilita a relação entre o aluno e o conhecimento, pois a partir desta, o educando será capaz de estabelecer relação entre a escrita e o mundo, demonstrando uma perspectiva que se molda nas intenções de aprendizagem e formas de aquisição do conhecimento. Nesse sentido, consideramos o trabalho com o gênero textual diário um importante caminho para o ensino de Língua Portuguesa. O desenvolvimento das atividades consistirá em 10 etapas, que ao final, cada aluno escolherá um trecho do seu diário pessoal produzido em uma das etapas do projeto, revisado e ajustado durante a intervenção, para compor o diário coletivo da turma em formato de e-book. Todo o trabalho culminará em uma noite de autógrafos, um momento em que os autores reunirão seus convidados para apresentar sua obra.