CONTOS AFRICANOS: UM CAMINHO PARA A LEITURA E ESCRITA NO QUINTO ANO
Palavras-chave: Contos. Literaturas Moçambicanas. Leitura Literária. Escrita.
A presente Dissertção tem como objetivo apresentar uma abordagem de Leitura, reflexão e escrita a partir de contos africanos, desenvolvida sob a forma de intervenção pedagógica remota, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal 03 de Maio, no município de paranatinga-MT. Como parte dos trabalhos realizados no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, ofertado na Universidade do estado de Mato Grosso _ Unemat, unidade de Cáceres MT. Nessa perspectiva, o objetivo central desta pesquisa é promover ações que busquem o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de contos africanos, para a compreensão de textos literários e o aprimoramento das relações étnico-raciais na escola e fora dela. Construímos com a participação dos alunos, regras de estudos, modos diferentes de leitura, tais como desenhos, confecção de vídeos, para que pudéssemos encontrar formas de leitura que não fossem voltadas tão somente a prática de leitura textual, geralmente enfadonho para alunos do 5º ano. Além disso, com a intenção de abrir caminhos para a inserção de outros sujeitos com este projeto dentro da escola, com o objetivo de relacionarmos a leitura de contos africanos em sala de aula, e, assim refletirmos sobre os textos que circulam. Por fim, como produto final, foi confeccionado um vídeo sobre o conto: O dia em que explodiu Mabata- bata, a partir das dificuldades de entendimento sobre a leitura do conto, durante o processo. Como resultado, apontamos que o trabalho colocou em evidência vários modos de leitura e possibilitou uma consequência de interpretação e reflexão na escola, fazendo com que, aquele 5º ano se mostrasse responsabilizado pelas práticas de leituras remotas vividas no processo e fora dele.