LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: INTERVENÇÕES EM PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA A PARTIR DOS CONTOS DE MARINA COLASANTI EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leitura, escrita, textos literários, condição feminina, contos contemporâneos.
Este projeto de pesquisa trata do desenvolvimento da leitura e da escrita, tomando duas direções: uma revisão bibliográfica e outra interventiva. Orientada pela premissa de que a literatura, além da experiência de fruição, constitui um ambiente dialógico que produz conhecimento, como também estimula os atos fundamentais da comunicação: ler e escrever. Assim, esta pesquisa parte do pressuposto de que a leitura literária é muito significativa para a formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos; a literatura é capaz de ampliar a habilidade de reflexão e de expressão individual ou coletiva. Por intermédio da leitura dos textos literários clássicos ou contemporâneos é possível detectar diversos temas relevantes que fazem parte do cotidiano, dentre eles a discrepância social, a violência, a busca pela identidade assim como a representatividade da figura feminina na sociedade. O principal objetivo da pesquisa é aprofundar os conceitos relacionados às habilidades de ler e de escrever, promovendo intervenções em sala de aula por meio da literatura. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, e sendo assim, conta com leituras de obras, artigos científicos e análises; delineada pela pesquisa-ação, a investigação também coleta informações nas práticas de ensino, com intervenções temáticas e sequências didáticas. Neste projeto, a etapa interventiva se desenvolverá a partir de cinco contos, gênero literário geralmente de curta extensão: “Um espinho de Marfim”, “A moça tecelã”, “Além do bastidor”, “Para que ninguém a quisesse” e “Entre a Espada e a Rosa”, todos de Marina Colasanti, presentes na obra intitulada Mais de 100 histórias maravilhosas (2015); em todas as narrativas selecionadas, as protagonistas são mulheres que precisam tomar alguma decisão e posteriormente enfrentar as consequências de suas escolhas. O projeto interventivo será realizado com alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola Deputado Dormevil Faria localizado na cidade de Pontes e Lacerda – MT. Como aporte teórico teremos como referências: Antonio Candido(2006), Tereza Colomer (2003), Marisa Lajolo (1993), Emilia Ferrero(2011), Maria Helena Martins (2006), Paulo Freire (2011), Rildo Cosson (2006) e Isabel Solé (2014). Espera-se que, ao final da pesquisa, além de um crescimento pessoal, a turma tenha vivido experiências especiais, com impactos positivos no desenvolvimento da leitura e da escrita.