ENSINAR LÍNGUA PORTUGUES EM ESCOLA DO ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO: o discurso lúdico como lugar de aprendizagem dos estudantes de 6º ano
Leitura. Discurso. Escola.
A presente dissertação tematiza a questão da leitura, ancorado a conceitos básicos da Análise do Discurso, de vertente francesa (AD), que subsidiam a compreensão sobre o modo como um objeto simbólico produz sentidos. Trataremos, portanto, de um procedimento capaz de analisar a historicidade contida na linguagem não para decodificar, mas expor o olhar do leitor à opacidade da língua, do texto, do discurso, conforme nos ensina o fundador dessa teoria, Michel Pêcheux. Desse modo, apresentamos alguns exemplos de análises, que demonstram
práticas de leitura, com base nessa abordagem teórica. Enfim, buscamos propor a Análise de Discurso como teoria relevante na prática de sala de aula do assentamento Antônio Conselheiro onde procurei trabalhar a leitura na escola básica. O resultado desse nosso trabalho com a leitura e a escrita em uma perspectiva discursiva é fantástico, pois vimos a mudança na relação estudante-professor, nas aulas de língua portuguesa e estudante e, principalmente, a transformação do estudante e do professor em meio a todo esse processo transformador que é o ensino de língua portuguesa a partir da Análise de Discurso.