POR ENTRE CAPAS, TEIAS DISCURSIVAS E RAIOS IDEOLÓGICOS: NO ENTREMEIO DO VERBAL E O NÃO VERBAL, A FIGURA DO SUPER-HERÓI
Análise de Discurso. Superaventura. Verbal e não-verbal. Inclusão. Autoria.
A dissertação que aqui apresentamos é parte dos trabalhos realizados no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, ofertado pela Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Cáceres-MT. Inicialmente, nosso trabalho tinha caráter interventivo, mas devido à pandemia da COVID-19, ocorreu a suspensão das aulas presenciais, sendo necessário alterar a proposta para o modo propositivo. Nossa sustentação teórica está na Análise de Discurso francesa (AD), iniciada por Michel Pêcheux, tendo como precursora, no Brasil, Eni Orlandi. Objetivamos desenvolver a autoria dos alunos, em uma sala regular de inclusão, trabalhando a noção de diferença, por meio do tema super-heróis. Para tanto, desenvolvemos uma proposta que trabalha a leitura e a escrita de textos relacionados ao tema, partindo do conhecimento prévio apresentado pelos alunos, nesse caso, o filme Vingadores Ultimato. Nossa referência para elaboração das atividades foram os alunos do 8ºano da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo – DJEC, no município de Jauru – MT. Nossa abordagem propõe um trabalho que considere a língua em seu funcionamento e tome o sujeito como um sujeito social, atravessado pela ideologia e pela história. O material utilizado por nós é, portanto, composto por materialidades que trazem tanto o verbal quanto o não-verbal, tendo como ponto de partida uma breve análise fílmica. Neste percurso, esperamos que os alunos possam compreender a importância de se respeitar as diferenças e, como eles, enquanto turma regular de inclusão, se constituem. Tendo na turma a presença de um aluno com deficiências física e intelectual, propomos ao final do projeto, a composição de uma HQ, nos moldes de uma pulp-fiction, pois a variedade de materiais a serem utilizados propiciará a participação de TODOS os alunos da turma. Como produto final, produzimos o Caderno de atividades discursivas – uma proposta de projeto super. O referido caderno é composto por onze atividades, organizadas em três etapas e está direcionado ao público docente, para que possa ser trabalho em sala de aula.