A FORMAÇÃO DO SUJEITO-AUTOR: UMA ABORDAGEM DA ARGUMENTAÇÃO NA PERPESCTIVA DISCURSIVA
Argumentação. Sujeito-autor. Leitura. Escrita. Processo discursivo.
Esse projeto foi pensado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e tem como objetivo desenvolver uma intervenção pedagógica em Língua Portuguesa para ser realizada na escola estadual João de Campos Borges, localizada no município de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso, com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II. O projeto visa introduzir a argumentação na perspectiva discursiva para a formação de um sujeito-autor, desenvolvendo um trabalho com a leitura e produção de textos argumentativos orais e escritos. Sendo assim, inscrevemo-nos na base teórica da Análise do Discurso, considerando a determinação histórica dos processos de significação, nos respaldando nos autores ORLANDI (2020), DIAS (2014), PFEIFFER (2016), PÊCHEUX (1995), dentre outros. Por meio das atividades de leitura e produção de texto, buscaremos deslocar os alunos da posição de meros decodificadores de informação para sujeitos capazes de construir suas significações e posicionarem-se na função de autor de sentidos.