LITERATURA, LEITURA E ESCRITA: LACUNAS DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS EM TEXTOS LITERÁRIOS
Palavras-chave: Leitura. Literatura infantil e juvenil. Preconceito e estereótipo. Ensino e aprendizagem.
Nesta dissertação, discorre-se sobre a prática da leitura como elemento primordial na aquisição e construção de conhecimentos no ambiente escolar. Reflete-se sobre o desenvolvimento de um projeto interventivo realizado no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. A intervenção ocorreucom alunos do 7ºe 8º Anos, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Irmã Miguelina Corso, município de São Pedro da Cipa, MT. Teve como objetivo promover o ato de leitura, de interpretação e escrita, por meio de textos literários. Também ampliar a sensibilidade discente para produzirem textos ficcionais, orais e escritos, de diferentes gêneros, visando à formação de leitores, com o tema “o preconceito e o estereótipo”. Fundamentamo-nos em estudos pautados nos conceitos de leitura e literatura abordados por Jauss (1994), Zilberman (1989), Jouve (2002), Cosson (2012), Coelho (2000), Colomer (2007), dentre outros. Com textos ligados à literatura infantojuvenil procurou-se criar condições aos alunos para ampliarem suas habilidades comunicativas e argumentativas. Devido à Pandemia do Covid 19 que assolou a todos em 2020, o projeto foi readequado para ser aplicado com uso de tecnologias digitais, em aulas remotas. Como suporte teórico à concretização exitosa da intervenção, baseou-se também nas metodologias ativas e pesquisa-ação.O produto final, elencado ao final da dissertação, é uma Coletânea de Atividades de Intervenções Pedagógicas, na qual constam abordagens reflexivas ligadas ao desempenho docente e discente. O uso da tecnologia teve relevância para o desenvolvimento das ações, pois, proporcionou aos alunos a recepção dos textos e atividades e a consequente avaliação. Comesta pesquisa, espera-se contribuir para o fortalecimento e a consolidação de trabalhos futuros, em práticas escolares significativas, que visem à melhoria do ensino de linguagens e a formação cidadã.