Banca de DEFESA: ANNE GRACIELA FRANÇA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNE GRACIELA FRANÇA CAMPOS
DATA : 05/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres - (Via Google Meet)
TÍTULO:

O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PEÇA DE TEATRO: UMA PROPOSTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DOS NORDESTINOS NO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Portuguesa; variação linguística; nordestinos; teatro. 


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de um trabalho inscrito no curso de pós-graduação stricto sensu do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, que teve como proposta o ensino da Língua Portuguesa por meio do desenvolvimento da escrita do gênero textual peça de teatro. A partir dessa finalidade, propomos uma investigação das variações linguísticas que circulam no município de Nova Olímpia – MT, oriundas da migração nordestina na constituição da referida cidade. Assim, o trabalho interventivo desenvolveu-se em fases em que o aluno reconhecesse o processo de produção escrita e sua materialidade, com propostas de leitura de textos teatrais e de análises dos recursos linguísticos utilizados na composição do gênero. O projeto também possibilitou a realização de uma pesquisa de campo para coleta de narrativas de migrantes nordestinos, no intuito de contribuir com a escrita do gênero peça de teatro, além da coleta de palavras ou expressões que retratam a variação linguística presente na localidade. Por meio dessa ação, para o processo de produção de texto, recorremos aos recursos da transcrição, retextualização, refacção, revisão e reescrita. Concomitantemente, nesse percurso formativo buscamos a melhoria do ensino da Língua Portuguesa ao analisar as variações linguísticas presentes na comunidade, numa perspectiva de ressignificação dos nordestinos como constituintes da história da cidade onde moram. Assim, desde o princípio fundamentamos nosso trabalho para que os alunos se reconhecessem como sujeitos capazes de produzir a autoria e de ressignificar a linguagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, filiamo-nos à teoria da Sociolinguística Variacionista de Labov (1994), Alkmim (2001), Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004) e Bagno (2015), além das contribuições da Linguística Textual defendidas por Marcuschi (2004), Dolz e Schneuwly (2004), Antunes (2003) e Koch (1997), dentre outros importantes teóricos. A materialidade deste trabalho ocorreu por meio da publicação de um livro digital com as peças de teatro elaboradas e a apresentação cênica de uma delas para a comunidade escolar, sendo produzida e dramatizada pelos alunos do 9º Ano B do Ensino Fundamental, da E. E. Prof.ª Francisca de Souza Alencar. Com base nisso, acreditamos que a escola conseguiu exercer sua função social ao possibilitar o desenvolvimento da habilidade de escrita e da reflexão da variação linguística como processo de identidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82355001 - JOSE LEONILDO LIMA
Interna - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Externo à Instituição - ELIAS ALVES DE ANDRADE - UFMT
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 16:23
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