Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELE ROSA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRACIELE ROSA DE JESUS
DATA : 28/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/vys-cueu-rfr
TÍTULO:

ESCRITA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: O COTIDIANO NA LITERATURA DE LÚCIA HIRATSUKA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. Literatura. Formação de Leitores. Lúcia Hiratsuka.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT) trata da relação entre literatura e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e à escrita, em ambiente escolar; a etapa interventiva será realizada na Escola Municipal Sanária Silvéria de Souza, com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Além de aprofundar nos pressupostos críticos e teóricos, a pesquisa busca a proficiência nos atos de ler e escrever e a formação literária do pequeno estudante, a partir de um trabalho com sete obras da escritora brasileira Lúcia Hiratsuka sendo elas: Corrida dos Caracóis (2010), Antes da chuva (2011), Ladrão de Ovos (2011), Terra costurada com água (2014), Histórias guardadas pelo rio (2018), A máquina de retrato (2020) e Amanhã (2022). Considerando as diferentes temáticas das obras, os objetivos específicos da pesquisa são: 1) estimular por meio dos livros o gosto pela leitura e contemplação do texto literário; 2) melhorar habilidades de escrita que visem a formação autoral do estudante; 3) propiciar experiências significativas capazes de despertar no aluno a prazer da leitura e a arte da escrita; 4) combinar diferentes manifestações artísticas para produção de textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa-ação que será desenvolvida em oito etapas, cada uma conduzida pela leitura de uma obra literária, com intuito de expandir os sentidos do texto serão desenvolvidas atividades com foco na pesquisa, oralidade e escrita. Como produto final, os alunos organizarão um livro com todas as produções textuais realizadas no decorrer do projeto. A pesquisa justifica-se pelo fato de vislumbrar em uma sala de aula das séries iniciais a oportunidade ideal para o ensino significativo da leitura e escrita, habilidades que irão acompanhá-los durante toda a sua vida escolar, acadêmica e profissional. O aporte teórico do trabalho se sustenta nos seguintes autores: Mortimer Adler e Charles Van Doren (2010), Walter Benjamin (1994), Jorge Luis Borges (2011), Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (2011), Norman Friedman (2002), Northrop Frye (2017), Ana Maria Machado (2002), Octavio Paz (1982), Isabel Solé (2014).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Interna - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Externa ao Programa - 257877001 - TATIANE SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 16:23
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1