A poesia no cotidiano escolar: a formação de leitores críticos e sensíveis através da prática do haicai no Ensino Fundamental
Ensino de literatura. Poesia. Haicai.
Este projeto visou examinar de que forma o haicai pode ser utilizado para estimular o interesse pela literatura e como o estudo e a prática desta modalidade poética contribuem para a formação cultural dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Miguel Baracat, localizada no bairro Pirinéu, em Várzea Grande-MT. Tendo em vista que os alunos nesta fase escolar apresentam uma certa resistência perante os textos literários, sobretudo os mais longos, o haicai, nesse sentido, dada a sua brevidade, viria a contribuir para a compreensão da mensagem mais facilmente, e, assim, servir como uma porta de entrada para a literatura. Usamos como referencial, teóricos que tratam da leitura e da literatura, a exemplo de Freire (2001), Martins (1983) e Bordini e Aguiar (1988). Do mesmo modo, no que se refere ao haicai, embasaram a pesquisa autores como Goga (1988), Franchetti (1996) e Leminski (1983), dentre outros. A execução do trabalho evidenciou a importância de se adotarem práticas pedagógicas que estimulem o protagonismo dos estudantes, ao mesmo tempo em que lhes propiciem maior autonomia para agir e intervir na sociedade.