NARRATIVAS DE MEMÓRIA: LEITURA E AUTORIA EM SALA DE AULA PELO VIÉS DA IDENTIDADE CULTURAL
Experiência. Identidade. Intertextualidade. Linguagem artística. Narrativas de memória.
O estudo que aqui apresentamos consiste na reflexão sobre como a produção de relatos de memória e o processo de sua constituição podem colaborar para a ampliação das habilidades de leitura e escrita dos estudantes. Para dar consequência à relação teoria-prática, elaboramos e propomos práticas de escuta, leitura e escrita sob a forma de um projeto de intervenção com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, localizada na cidade de Várzea Grande – MT. Ao desenvolvermos nossas ações, tivemos como principais objetivos: proporcionar o contato com diferentes modos de narrar experiências vividas; acompanhar o processo de produção de leitura e escrita de relatos de memória; estimular a leitura de diferentes gêneros textuais que tenham como ponto de partida as memórias contadas; refletir sobre o estímulo das narrativas de memória por meio da transmissão oral, escrita e artística; estudar as relações entre narrativas de memórias e linguagem artística pelo viés da identidade regional. Para isso, orientamo-nos pelos estudos teóricos de autores como Barbosa e Cocco (2019), Benjamin (1985), Bosi (1994), Colomer (2007), Geraldi (1997), Mortatti (2018), Nora (1993), Woodward (2000), Reis (2007), Thiollent (2011), entre outros. Ao final desse processo, evidenciamos que a integração da literatura com outras expressões artísticas se configura como um recurso significativo para o desenvolvimento da autoria, do senso estético e da sensibilidade dos alunos. Além disso, inferimos que a interação entre pessoas de diferentes gerações pode ter um papel positivo no desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como empatia, respeito e compreensão das diferenças, contribuindo para o fortalecimento dos laços afetivos entre familiares e membros da comunidade a que os estudantes pertencem.