Tiktok como espaço digital para o ensino e aprendizagem contemporânea de Língua Portuguesa: uma proposta para a sala de aula
Práticas de Escrita, Vídeos Curtos, Letramento Digital
O TikTok é uma plataforma digital que abriga espaços para gravar, fazer edição, publicar e proporcionar a circulação de vídeos curtos que fazem sucesso, sobre tudo, entre jovens e adolescentes. Por seu poder de difusão e alcance em massa, também ganhou visibilidade entre professores que buscaram nesse espaço a oportunidade de chamar a atenção de alunos para seus conteúdos de maneira lúdica e prazerosa, e que ganhou destaque, principalmente, durante o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Tendo em vista a utilização e apropriação desse espaço, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de gramática a partir da produção de vídeos feitos pelos alunos no ambiente TikTok, a fim de ser uma forma de contribuir com o processo de melhoria da escrita através da pesquisa, descrição da língua e do posicionamento nas redes sociais. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada com vinte alunos do 7º ano B do Ensino Fundamental II da escola Estadual Eliane Digigov Santana que promoveu práticas de escrita através apropriação de ambientes virtuais ainda pouco usados para fins pedagógicos. A efetivação dessas práticas proporcionou a troca de experiências que colocou em evidência o protagonismo dos estudantes na construção de seu conhecimento.