LEITURA LITERÁRIA E PLURALIDADE CULTURAL: VIAS DE CONEXÃO À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E NO ENSINO DE LINGUAGENS
Leitura. Literatura. Ensino de Leitura. Diversidade cultural.
Nesta dissertação refletimos sobre o ensino de leitura, interpretação e escrita, por meio da literatura e com temática de interesse discente como a pluralidade cultural no ambiente escolar, com práticas de letramentos que consideram o leitor como o centro do processo de aprendizagem. Procurou-se cumprir os requisitos do Programa de Mestrado Profissional PROLETRAS, que propõe “[...] o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita”. E, por entender que a leitura literária e a construção de sentidos desempenham importante papel na formação humana, pois a interpretação ocorre antes mesmo de se dominar o código linguístico, vimos no texto literário de diferentes gêneros a possível contribuição na proposição de um projeto que interagisse com o aluno leitor. Esta pesquisa, de cunho referencial e qualitativa, é um dos requisitos do Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS, realizado em Cáceres, MT, e foi desenvolvida em consonância com seus objetivos, dentre eles: o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramentos no Ensino Fundamental e o multiletramento, este exigido no universo globalizado com a presença da Internet. Desenvolvemos um projeto propositivo sobre como a leitura literária possibilita aos alunos, que estão em fase de formação escolar, a desenvolverem o gosto pela leitura literária e pela produção escrita autônoma, por meio de textos em versos e em prosa.