MULTIVERSO DIGITAL: A EDUCAÇÃO INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Educação indígena; Educação na pandemia; Mídias e tecnologias.
Tendo em vista que estamos cada vez mais imersos no mundo tecnológico, se torna necessário pensar como esse processo digital interfere nos diferentes meios educacionais. Dessa forma, o propósito do trabalho é apresentar um estudo realizado com os estudantes indígenas da Faculdade Indígena Intercultural - FAINDI durante a pandemia da covid -19, estudando o acesso tecnológico desses estudantes durante o período do ensino remoto. Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem fenomenológica para captar a essência do fenômeno estudado. Ademais, foi realizada a pesquisa de campo através de entrevista no Google Meet e questionário no Google Forms. Dentre os autores utilizados para a realização do estudo temos: Brandão (1981); Freire (2003, 2004); Goethe (1993); Husserl (2006); Steiner (1983, 1984, 1985, 1986) entre outros teóricos com estudos relacionados à problemática da pesquisa. Ademais, a pesquisa transcende o conceito de democratizar a tecnologia para os estudos indígenas e demonstra a necessidade de pensar uma educação tecnológica diferenciada pautada na cultura indígena para a preservação dos valores e costumes desses povos. Esperamos que através dessa pesquisa seja possível ampliar os olhares sobre as necessidades da educação indígena diferenciada em relação à tecnologia.