PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O INGRESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
ensino remoto emergencial. práticas pedagógicas no ensino médio. ingresso à educação superior.
O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no curso de Mestrado, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) da UNEMAT. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas docentes, em tempos de pandemia, no ensino médio e se podem contribuir para o ingresso dos estudantes na Educação Superior. Ao optar por uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvemos este estudo de caso em cinco partes: a) elaboração do Balanço de Produção, realizado junto ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES; b) revisão de literatura para dar fundamentação teórica à temática da pesquisa; c) análise documental do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar participativa na pesquisa, LDB nº 9.394/96, BNCC (2018), entre outras leis, portarias e decretos que foram importantes para compreender a problemática e o cenário abordado; d) coleta de opinião dos professores; e) análise dos dados . A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionário junto aos docentes que lecionaram no 3º ano do ensino médio no ano letivo de 2021 na escola pública Escola Estadual André Antônio Maggi, no município de Sapezal/MT. Como resultados, baseados na percepção dos professores, pode-se concluir que o Ensino Remoto Emergencial proporcionou aos docentes a compreensão de que as práticas pedagógicas podem estar aliadas aos recursos tecnológicos digitais de comunicação e informação com intuito da ascensão acadêmica por parte dos estudantes, que o universo físico da sala de aula pode ser transpassado para o universo virtual, que tivemos perdas imensuráveis durante esse período, mas com uma perspectiva positiva sobre a aprendizagem dos estudantes.