O OLHAR DO ALUNO XAVANTE SOBRE PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DE BARRA DO GARÇAS, (MT).
Palavras-chave: Alunos Xavante, diferença, intraculturalidade, educação intercultural, interculturalidade.
Esse projeto de pesquisa tem como principal objetivo dialogar, sobre o processo de escolarização não indígena nas escolas estaduais de ensino básico no perímetro urbano do município de Barra do Garças Mato Grosso, e como vem se dando esse encontro entre alunos Xavante, alunos não indígenas e professores, como esses diferentes sujeitos com diferentes conhecimentos se percebem, e como produzem ações e reações um sobre o outro. Considerando que a dinâmica do encontro cultural, por algum motivo vem sendo inviabilizada nas escolas, se faz necessário entender o que ocorre com os alunos Xavante neste processo. Elencando como questão problema: “O olhar do aluno indígena sobre processos de escolarização em escolas não indígenas de Barra do Garças, MT”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde buscamos refletir sobre a perspectiva do método materialista histórico dialético, a participação dos jovens Xavante no processo de escolarização não indígena e quais suas concepções sobre o sistema tradicional de ensino. Durante o processo da escrita teremos por referência autores clássicos, com os quais nos embasaremos para construção desse trabalho, desde a escolha do tipo de pesquisa, metodologia e os instrumentos de coleta de dados. Esses de cunho etnográficos, por nos aproximar de nosso objetivo de compreender como vem se construindo a concepção dos alunos dos Xavante sobre o sistema educacional, nessas escolas. Ao término dessa pesquisa pretendemos amplificar o conhecimento sobre conceitos como interculturalidade, igualdade, diferença, intraculturalidade, multiculturalismo, diversidade cultural, e outros, bem como provocar a discussão sobre como vem sendo mediado esse processo pelos professores na educação básica, e quais as possíveis contribuições para a construção de uma escola pautada na perspectiva de uma educação intercultural.