DESENHO ANIMADO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: O OLHAR DA PEDAGOGIA WALDORF.
Criança. Desenvolvimento. Imaginário. Desenho Animado. Pedagogia Waldorf.
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidadedo Estado de Mato Grosso, sua temática é Desenho animado no desenvolvimento da criança. Também se insere no Grupo de Pesquisa em Pedagogia Waldorf, cadastrado no DGP-CNPq, no projeto A influência da mídia no desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. A questão problema norteadora da investigação foi: Como o desenho animado pode comprometer e inibir o desenvolvimento da criança? Como objetivo geral propõe-se verificar a influência da mídia e do desenho animado na primeira infância, identificando os fatores que podem estar relacionados a efeitos negativos no processo de desenvolvimento da criança. A dissertação estruturou-se a partir da realização de uma pesquisa qualitativa, com a produção de análise compreensiva e abordagem fenomenológica. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semiestruturada, roda de conversa e observação de quatro vídeos disponíveis pela plataforma do YouTube relacionada à Pedagogia Waldorf em relação ao desenvolvimento da criança. A análise baseou-se em Bicudo (2000; 2011). Ao longo do desenvolvimento da pesquisa observou-se que os fundamentos teóricos da Pedagogia Waldorf, através das pesquisas fenomenológicas do autor Buddmeier (2007; 2010), apresentam percepções significativas referentes aos efeitos que envolvem a mídia, afetando a vida do ser humano, principalmente o desenvolvimento integral da criança. Com a realização da pesquisa percebe-se que os desenhos animados apresentam imagem em tela, evitando que a criança desenvolva interação e diferentes possibilidades de experimentar seus sentidos, a partir de conexões que estabelecem com as pessoas, além de levá-la à imitação de personagens, interferindo no brincar e na imaginação, função vital, pura e verdadeira que emerge da criança. Os dados analisados indicam que os desenhos animados podem gerar efeitos negativos, impossibilitando o desenvolvimento saudável da criança.