O PERCURSO DE INGRESSANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Ensino Médio; Escola Pública; Acesso e Permanência na Educação Superior; Políticas de Assistência Estudantil; Trajetória de estudantes da Educação Superior.
A presente pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNEMAT), linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, tem por objetivo central identificar quais os principais desafios que os estudantes oriundos da escola pública enfrentam quanto a permanência no ensino superior. O lócus da pesquisa é a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário “Jane Vanini” no município de Cáceres, o lapso temporal corresponde aos anos de 2020 à 2023. Considerando-se como referência o percurso de trinta e sete estudantes que ingressaram na UNEMAT no início do ano de 2020/1. Os sujeitos da pesquisa concluíram o ensino médio no ano de 2019 em uma instituição da rede pública estadual de ensino do município de Cáceress-MT que atende exclusivamente essa etapa de ensino. Os cursos em que eles ingressaram foram agronomia, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências da computação, direito, educação física, enfermagem, geografia, história, letras, matemática e pedagogia. Buscamos responder a seguinte problemática: Quais são os impactos das políticas de assistência estudantil – PAE/UNEMAT na permanência de estudantes provenientes da educação básica pública na educação superior, considerando tanto os desafios enfrentados quanto os avanços alcançados? Trata-se de uma pesquisa realizada a partir da referência metodológica baseada em conceitos quantitativos e qualitativos, neste sentido, utilizar-se-á dos dois métodos de abordagem investigativa. Foram usadas diferentes formas de coleta de dados, entre elas a base de dados do Grupo de Pesquisa sobre Acesso e Permanência na Educação Superior GEPAPES/UNEMAT cadastrado no CNPq. Os instrumentos de coleta de dados foram as fontes documentais, tais como o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, o Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais – PNAEST com enfoque nas políticas e práticas institucionais relacionadas ao acesso e permanência adotados pela UNEMAT e um questionário semiestruturado.