PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS GESTORES E A HISTÓRIA DA UNEMAT
UNEMAT. Desenvolvimento Profissional dos Docentes Universitários; Gestores Universitários.
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Tem-se como temática central Pedagogia Universitária na relação entre o Desenvolvimento Profissional dos Docentes Universitários Gestores e a História da UNEMAT, na qual elegeu-se como questão problema: De que modo o Desenvolvimento Profissional dos docentes universitários gestores se articula com a história da UNEMAT a partir de suas narrativas? Tem-se como objetivo geral Compreender de que modo o Desenvolvimento Profissional dos docentes universitários gestores é articulado com a história da UNEMAT, a partir de suas narrativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter analítico, com base na perspectiva teórica da história oral, em que utilizamos os procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O lócus de investigação é a UNEMAT e os sujeitos da pesquisa são os docentes universitários gestores (as) nos cargos de Reitor(a), Vice-Reitor(as) e Pró-reitores(as) das atividades fins (Ensino, Pesquisa e Extensão) da referida instituição. Para a coleta de dados utilizamos questionários e a entrevista semiestruturada. Com esta pesquisa pretendemos possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a Pedagogia Universitária na relação entre o desenvolvimento institucional da UNEMAT.