DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU
Desenvolvimento Profissional; Pedagogia Universitária; Pós-graduação; UNEMAT; Professores da Educação Básica.
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, cujo tema principal é o Desenvolvimento Profissional dos Professores da Educação Básica, mestres formados pelo PPGEdu/UNEMAT, investigado sobre os pressupostos teóricos da Pedagogia Universitária. Para tanto, utilizou-se os estudos de Marcelo García (1999; 2009), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2014), Bitencourt (2014; 2017; 2020), Saviani (2000; 2008; 2017; 2018), Libâneo (2007; 2012; 2014; 2018) entre outros, para refletir sobre o Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Básica em um programa de pós-graduação, em nível de mestrado. A questão de investigação se configura em: Quais as percepções dos professores da Educação Básica, mestres egressos do PPGEdu/UNEMAT, sobre a relação entre as ações formativas vivenciadas em sua formação numa pós-graduação, a Pedagogia Universitária, e o seu desenvolvimento profissional após retorno à Educação Básica? O objetivo geral constituiu em compreender quais as percepções dos professores da Educação Básica sobre a Pedagogia Universitária vivenciadas numa pós-graduação stricto sensu e o seu desenvolvimento profissional após retorno à Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, amparada pelo estudo de caso, em que utilizamos os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de produção dos dados foram questionário de caracterização e entrevista semiestruturada com 10 professores da Educação Básica, efetivos do Estado de Mato Grosso, formados em cursos de licenciaturas e mestres em Educação pelo PPGEdu/UNEMAT. Para categorização e análise dos dados empíricos utilizamos a técnica da análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Por meio deste estudo, conclui-se que as ações formativas vivenciadas pelos sujeitos, no PPGEdu/UNEMAT, permitiu-lhes ressignificar seus conhecimentos que traziam da Educação Básica, por meio do estudo de teorias e da pesquisa, problematizando-os com os professores universitários e outros estudantes da pós graduação, de forma colaborativa e dialógica. Os sujeitos da pesquisa conseguiram associar sua formação na pós-graduação com a realização de seu trabalho docente, após voltarem à seu lócus de trabalho, o que fortaleceu seu Desenvolvimento Profissional. A pós-graduação para esses professores mestres possibilitou que incorporassem novas metodologias apreendidas na universidade, em sala de aula, com relação ao modo de trabalhar os conteúdos e problematiza-los. Logo, o mestrado em Educação da UNEMAT se torna pertinente para o Desenvolvimento Profissional do professor da Educação Básica, porém, destacamos serem necessárias fortalecer políticas públicas, no âmbito federal e estadual, para incentivar esses professores a buscarem qualificação profissional neste nível de ensino. Deste modo, com o término desta pesquisa pretendemos possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a Pedagogia Universitária, bem como, intensificar a discussão sobre a importância de políticas públicas voltadas para a formação dos professores da Educação Básica em cursos stricto sensu.