“OS FEITOS E EFEITOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS NA UNEMAT, CAMPUS DE JUARA-MT”.
Pibid. Formação Inicial. Formação Continuada.
A presente pesquisa tem como tema as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação de professores alfabetizadores. Seu objetivo é analisar como aconteceram os desdobramentos das ações realizadas por meio dos subprojetos Pibid, da UNEMAT, curso de Pedagogia, campus de Juara, em relação ao processo de formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais. Este objetivo pretende responder as seguintes questões problematizadoras: As ações realizadas pelos subprojetos Pibid, do curso de Pedagogia da UNEMAT, ofertado no campus de Juara, que incluiu a formação continuada realizada pelas coordenadoras de área mensalmente, favoreceram a formação inicial dos acadêmicos que desenvolveram suas atividades em salas de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, acerca das especificidades requeridas ao pedagogo para atuar nas turmas que compõem o fundamental I? Estas ações contribuíram com a formação continuada dos professores coordenadores de área e professores supervisores? Em quais dimensões? A pesquisa é orientada pela abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos metodológicos do estudo de caso. Como procedimento técnico, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo foi realizado o levantamento de dados a partir de entrevistas estruturadas com o objetivo de analisar as contribuições do subprojeto Pibid, desenvolvido na UNEMAT, campus de Juara MT, curso de pedagogia, no processo de elaboração e reelaboração de conhecimentos inerentes ao processo de alfabetização e letramento de seis Coordenadoras, doze Professoras Supervisoras e quarenta e dois bolsistas de Iniciação à Docência (ID). Com esta pesquisa, foi possível compreender como o Pibid, enquanto uma política pública voltada para a formação inicial de professores, contribuiu no processo formativo de todos os participantes da pesquisa.