O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NOS ANOS SUBSEQUENTES AO SEU ENCERRAMENTO NAS ESCOLA PÚBLICAS DE JUARA/MT
PNAIC. Alfabetização. Formação continuada. Política pública de educação.
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como a política pública de formação continuada ofertada ao professor alfabetizador, denominada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), desdobrou-se na atuação docente dos professores alfabetizadores desenvolvida na Educação Pública no município de Juara-MT, nos anos subsequentes ao seu encerramento: 2019, 2020 e 2021. Neste sentido, compreendemos ser relevante problematizar o tema Formação de Professores, inicial e continuada dentro do contexto das políticas públicas; contextualizar o PNAIC enquanto política pública de formação de professores alfabetizadores implementada em âmbito nacional, nas esferas estaduais e municipais com a oferta de uma formação que pretendia considerar o atual perfil exigido do professor alfabetizador, com suas especificidades e compromissos de alfabetizar e letrar; analisar a partir das narrativas de alguns dos perfis envolvidos na política de formação do PNAIC, o desdobramento das ações do Programa no processo de formação e atuação dos professores alfabetizadores e suas implicações no desempenho da competência leitora e escritora das crianças; apresentar reflexões acerca da atuação docente dos professores alfabetizadores articuladas às ações do PNAIC. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos interpretativistas, que articulou o levantamento teórico realizado às informações empíricas coletadas junto à coordenadora e formadoras locais e aos professores alfabetizadores do município de Juara/MT. As informações analisadas de forma interpretativa, por meio da análise de conteúdo permitem afirmar que ...............................