EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AUTOGESTÃO NA COOPERTAN (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA)
Educação Popular. Autogestão. Economia Popular Solidária. Cooperativismo.
O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de Autogestão e a sua relação com a Educação Popular na Cooperativa de Produção de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra (COOPERTAN), Mato Grosso, Brasil. A COOPERTAN é uma cooperativa de catadores que foi constituída em 2007. Desde sua fundação, a cooperativa é assessorada pela Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis – IOCASS. A Autogestão tem sido a opção para a inclusão socioeconômica produtiva de pessoas excluídas pelo mercado de trabalho do sistema capitalista. Concomitante a esta, se apresenta a Educação Popular com a virtude de tornar o indivíduo sujeito de seu processo de emancipação. Nesse contexto, o problema de pesquisa que se apresenta, é: Até que ponto as práticas vivenciadas por Catadoras e Catadores de materiais recicláveis da COOPERTAN, dialogam com os conceitos e experiências de Educação Popular e de Autogestão? Como essas trabalhadoras e trabalhadores se apropriam do conhecimento? Como na vivência do cotidiano, se materializam experiências pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva fundamentada na pesquisa documental e pesquisa-ação e, utilizou-se de questionários estruturados e semiestruturados, entrevistas, roda de conversa, com recorte para as lideranças da cooperativa. A análise dos dados se deu com com base na análise de conteúdo de Bardin (ano), utilizando-se de categorias da Educação Popular e Economia Popular Solidária. Evidenciou-se que a COOPERTAN apresenta bom nível de organização interna e forte diálogo com a Autogestão. Constatou-se que a interlocução entre os princípios da Educação Popular e da Economia Popular Solidária se materializam na prática da Autogestão que se traduzem numa experiência incipiente, porém bastante sólida na cooperativa. Na pratica da Autogestão, ainda se dá a apreensão do conhecimento pelos sujeitos da pesquisa, pois é na relação do trabalho associado que as trabalhadoras e trabalhadores da COOPERTAN despertam para a conscientização para enfrentar as contradições do mundo do trabalho associado no enfrentamento a lógica hegemônica.