TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO COM A PEDAGOGIA WALDORF
Transição. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ludicidade. Pedagogia Waldorf.
Este trabalho acadêmico é o produto da investigação conduzida na linha de pesquisa denominada Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação, oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), cuja temática se refere à organização, aos tempos e espaços dentro dessas duas etapas da Educação Básica — Educação Infantil e Ensino Fundamental — com o propósito de entender se existe ou não uma articulação na transição entre essas duas etapas da educação que se considera de muita relevância para a vida escolar/educacional da criança. Nesta busca, procuramos entender como os fundamentos da Pedagogia Waldorf podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos que estão na escola pública valorizando o desenvolvimento integral da criança, desde o seu nascimento até a sua idade escolar. Para alcançarmos os objetivos propostos recorremos à fenomenologia hermenêutica como método deste estudo. As estratégias utilizadas foram: observação; entrevista semiestruturada; pesquisa bibliográfica relacionada ao Ciclo de Formação Humana e Pedagogia Waldorf. Quanto ao locus deste estudo, a pesquisa foi realizada na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil “Fazendo Arte” localizada no município de Cáceres-MT e na Escola Livre Porto Cuiabá Pedagogia Waldorf localizada no municípo de Cuiabá-MT.