EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Formação de Professores; Educação Inclusiva, Ensino Remoto e Pandemia.
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Sua temática central é a “Educação Inclusiva em Tempos de Pandemia”. Nesta pesquisa buscou-se conhecer como aconteceu a educação inclusiva no período da pandemia, no município de Cáceres/MT. Com as seguintes questões norteadoras: como aconteceu a educação inclusiva, em época de pandemia? Quais as perspectivas que os genitores e os professores possuem sobre o tema desta pesquisa e sua importância para o processo de inclusão social? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como abordagem os princípios da fenomenologia hermenêutica, embasados em Bicudo (1990, 2000, 2011). Para o seu desenvolvimento foram realizadas pesquisas documentais e bibliográficas. Como instrumental para a coletas de dados, foi realizada a aplicação de entrevista semiestruturada, e o resultado foi posteriormente, compreendido através dos relatos dos sujeitos de pesquisa. Os sujeitos de pesquisas foram: 04 genitoras e 03 profissionais docentes, totalizando 07 entrevistados, os quais foram caracterizados com codinomes, com fins de preservar suas identidades. A pesquisa tem como referencial teórico, os principais autores: Lucinda Dias (1995), Mantoan (2003; 2006), Morin (1998; 2003, 2011), Sassaki (1997; 2010), Stainback; Stainback (1999); Rosely Aparecida Romanelli (2015; 2017), assim como autores de outras linhas de pensamento que contribuíram com nossa pesquisa. Com a realização da pesquisa foi possível identificar que a educação inclusiva ainda vivência dificuldades de inclusão no ensino presencial, e com a pandemia, o processo excludente e segregacionista acarretou em retrocessos no ensino/aprendizagem de todos os alunos, em especial dos alunos com deficiência. Pretende-se com o término da pesquisa fomentar os debates acerca da inclusão das crianças com deficiência no ensino regular e a valorização de suas capacidades e potencialidades, bem como em pensar estratégias de ensino que sejam condizentes com as reais necessidades de cada indivíduo.