IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UTILIZANDO DATA MINING
Perfil de Estudantes. Mineração de dados. Permanência na Educação Superior.
A pesquisa apresenta a temática da Permanência na Educação Superior com o objetivo de identificar quais as características do perfil dos estudantes dos cursos de graduação – presenciais - da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - podem estar associadas a sua permanência nos cursos. Para tanto, optou-se por realizar um estudo do perfil dos estudantes que ingressaram na UNEMAT pelo Vestibular 2013/2. A análise foi realizada com estudantes de todos os campi da IES (Instituição de Ensino Superior) abrangendo um total de 1.774 acadêmicos. Por existir um quantitativo elevado de dados utilizou-se a Data Mining (Mineração de Dados) para agrupar e classificar os estudantes, e assim, foram aplicados os algoritmos k-Means e Decision Tree que são compostos por um conjunto de cálculos que possui como base a estatística, sendo executados de forma automatizada. Para representar os resultados utilizaram-se os preceitos da estatística descritiva ao quantificá-los e exibi-los através de gráficos e tabelas. Dessa maneira, compreendeu-se que a pesquisa tem um caráter quantitativo, mas também um qualitativo, pois ao realizar o processo de associação dos resultados obtidos com pesquisas, a fim de entender quais fatores de permanência poderiam estar associados a esses estudantes, e complementar a análise com o uso do software de análise qualitativa WebQDA, classificou-se a pesquisa como quanti-qualitativa, por ser um estudo de abordagem mista. Os resultados que apresentamos nesta pesquisa, propiciaram o entendimento de várias correlações relevantes, como exemplo: se o período cursado pelos estudantes no Ensino Médio motivou ou não a escolha do período do curso na universidade; se existe ou não uma motivação familiar que possa influenciar a escolha do curso; se há uma correlação entre a renda e a necessidade de trabalhar durante o curso, dentre outras. Com o desenvolvimento da pesquisa e análise dos resultados obtidos percebeu-se que os mesmos contribuem para a compreensão da correlação do perfil com a permanência nos cursos de graduação presenciais da UNEMAT, e que o perfil identificado, seja por período ou geral, é muito relevante, pois, possibilita a adequação ou construção de políticas de permanência que propiciem aos estudantes o acesso, permanência e conclusão do curso.