ESTÉTICAS DA EXISTÊNCIA DE JOVENS PANTANEIROS E CURRÍCULO: ENTRE PÂNTANOS E LAÇOS
Palavras-chaves: Estéticas, Existências, Jovens pantaneiros, Currículo, Pântanos e laços.
Objetiva-se, nesta dissertação, cujo tema é “Estéticas de Existências de Jovens pantaneiros e currículo: entre pântanos e laços”, problematizar como as práticas e costumes da vida de jovens pantaneiros movimentam o ambiente escolar e constituem laços com o currículo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de um processo de investigação cartográfica e bibliográfica dos saberes e práticas, vivências, anseios, rumores, acontecimentos, comuns na vida dos jovens pantaneiros. Vale-se do conceito filosófico de cartografia desenvolvido pelos filósofos franceses Félix Guattari e Gilles Deleuze (2011), utilizando-o como procedimento metodológico basilar, cuja proposta central consiste em construir outras teias analíticas acerca da realidade que nos cerca, por meio da apreensão e compreensão dos acontecimentos que nos são apresentados cotidianamente no espaço escolar. Utilizou-se da aplicação de questionário, observação direta e conversas com 30 jovens, habitantes de comunidades rurais, ribeirinhas e quilombolas, que cursam o Ensino Médio, na Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, localizada no Distrito de Cangas, Poconé-MT. Durante a pesquisa, foi possível perceber as relações imanentes entre as estéticas da existência dos jovens pantaneiros e seus laços com o currículo escolar, em suas inúmeras tessituras e entrelinhas, mapeados nas respostas ao questionário, nas conversas e práticas pedagógicas observadas.