TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ensino remoto emergencial. práticas pedagógicas no ensino médio. ingresso à educação superior.
O presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho docente utilizando recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Médio e os impactos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) puderam ocasionar no Acesso à Educação Superior.Ao optar por uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvemos este estudo de caso em cinco etapas: a) elaboração do Balanço de Produção, realizado junto ao Banco de Teses e Dissertações da CAPES; b) revisão de literatura para dar fundamentação teórica à temática da pesquisa; c) análise documental do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar participante na pesquisa, LDB nº 9.394/96, BNCC (2018), entre outras leis, portarias e decretos que foram importantes para compreender a problemática e o cenário abordado; d) coleta de opinião dos professores; e) análise dos dados. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionário junto aos docentes que lecionaram no 3º ano do ensino médio no ano letivo de 2021 na escola pública Escola Estadual André Antônio Maggi, no município de Sapezal/MT. Como resultados, baseados na percepção dos professores, pode-se concluir que o Ensino Remoto Emergencial proporcionou aos docentes a compreensão de que trabalho docente pode estar aliado aos recursos tecnológicos digitais de comunicação e informação, com intuito da ascensão acadêmica por parte dos estudantes, que o universo físico da sala de aula pode ser transpassado para o universo virtual, que tivemos perdas imensuráveis durante esse período. O estudo nos mostra ainda uma perspectiva negativa sobre a aprendizagem dos estudantes da sala de aula do futuro, e que a falta de condições objetivas que possibilitem a realização de um trabalho de qualidade no ensino médio afeta também as condições subjetivas de ingresso ao ensino superior.