A PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO/CAMPUS DE CÁCERES EM 2019
Educação Superior; Permanência; Estudantes com Deficiência
EstadissertaçãoéoresultadodoestudorealizadonalinhadepesquisaFormaçãode Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação – MestradoemEducação,daUniversidadedoEstadodeMatoGrosso(UNEMAT),vinculadaao Grupo de Pesquisa Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES), cuja temática se refere a permanência de acadêmicos deficientes ingressantes na Educação Superior, tendo como lócus o campus da UNEMAT de Cáceres-MT, ancorada nos aportes teóricos de Boaventura (2019); Freitas (2010) Gamboa (2012), Lima (2011), Leite (2010), entre outros. A pesquisa procurou responder a seguinte problemática: Como as políticas de permanência no âmbito da UNEMAT possibilitam a permanência dos acadêmicos deficientes do Campus Universitário “Jane Vanini” ingressantes no ano de 2019? Dessa forma, o objetivo geraldestetrabalhoconsistiuemanalisarapermanênciade acadêmicos deficientesdocampus Universitário “Jane Vanini” UNEMAT/Cáceres-MT, buscando compreender suas trajetórias de permanência no Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada na Secretaria Acadêmica da UNEMAT, através dos dados coletados via Sistema Acadêmico (SIGAA). O mapeamento das políticas de acesso e permanência da UNEMAT foi realizado a partir de fontes documentais nas Pró-Reitorias da UNEMAT. As percepções dos acadêmicos deficientes foram coletadas por meio entrevista semiestruturada. A pesquisa foi organizada em cinco etapas complementares que auxiliaram no processo de coleta de dados, sendo realizada inicialmente a identificação dos estudantes com deficiência que ingressaram no ano de 2019, buscando compreender sua trajetória de permanência do Ensino Superior; no segundo momento foi realizado o mapeamento das Políticas de Permanências da UNEMAT; a próxima etapa foi a elaboração de um Balanço de Produção no Banco de Teses e Dissertações da CAPES sobre o tema; a quarta etapa foi a realização das entrevistas com os acadêmicos deficientes ingressantes em 2019. Os resultados analisados através dos dados fornecidos pelo Sistema Acadêmico SIGAA indicaram que 07 (sete) acadêmicos deficientes, ingressaram em 2019. O estudo revelou a importância de avaliar não apenas a presença física dos alunos, mas também a qualidade do aprendizado proporcionado a eles. Materiais didáticos acessíveis, métodos de ensino adaptativos e suporte contínuo são fundamentais para criar um ambiente educacional inclusivo e propício ao desenvolvimento acadêmico. O estudo mostrou ainda a necessidade de identificar e superar barreiras e desafios, que podem levar à desistência, sejam elas relacionadas à acessibilidade física, falta de suporte pedagógico adequado ou discriminação, compreender esses desafios é essencial para implementar estratégias eficazes de apoio. Ao abordar as possíveis razões que levam à desistência, a pergunta busca desvelar os fatores que, muitas vezes, não são considerados nas políticas de inclusão, exemplo, as dificuldades de locomoção, falta de suporte psicológico e situações de bullying, os quais emergem como elementos que podem comprometer a permanência desses estudantes. As falas dos estudantes entrevistados reforçam a importância de ouvir a comunidade acadêmica e implementar politicas públicas de acesso e permanência, que levam em consideração as vozes dos estudantes da UNEMAT. Em fim, para os estudantes a universidade deve investir em treinamentos para professores, adequar a infraestrutura física e promover uma cultura inclusiva que combata práticas discriminatórias.