A PERMANÊNCIA DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO/CAMPUS DE CÁCERES PELO PROGRAMA DE COTAS
Educação Superior; Políticas; Cotas; Deficientes; Permanência
Esta dissertação é o resultado do estudo realizado na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), vinculada ao Grupo de Pesquisa Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES), cuja temática se refere a permanência de estudantes com deficiência ingressantes na Educação Superior, tendo como lócus o campus da UNEMAT de Cáceres-MT, ancorada nos aportes teóricos de Boaventura (2019); Freitas (2010) Gamboa (2012), Lima (2011), Leite (2005), entre outros. A pesquisa procurou responder a seguinte problemática: Como as políticas de permanência no âmbito da Unemat possibilitam a permanência dos acadêmicos deficientes do Campus Universitário “Jane Vanini” ingressantes pelo sistema de cotas PCD? Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em analisar a permanência dos estudantes do campus Universitário “Jane Vanini” UNEMAT/Cáceres-MT, ingressantes pelo Programa de Inclusão de Deficientes (COTAS) no ano de 2019, buscando compreender suas trajetórias durante o curso. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com ênfase nas percepções dos sujeitos entrevistados ao analisar os dados e informações coletadas sobre suas trajetórias. A coleta de dados foi realizada na Secretaria Acadêmica da Unemat e, quando necessário utilizamos o Sistema Acadêmico (SIGAA). O mapeamento das políticas de acesso e permanência da Unemat foi realizado a partir de fontes documentais nas Pró-reitorias da Unemat. As percepções dos estudantes foram coletadas por meio entrevista semiestruturada. A pesquisa foi organizada em cinco etapas complementares que auxiliaram no processo de coleta de dados, sendo realizada inicialmente a identificação dos estudantes que ingressaram pelas cotas PCD no ano de 2019 para acompanhar suas trajetórias; foi realizado o mapeamento das Políticas de Permanências da UNEMAT; a próxima etapa foi a elaboração de um Balanço de Produção no Banco de Teses e Dissertações da CAPES sobre o tema; a quarta etapa foi a realização das entrevistas com os estudantes ingressantes em 2019 pelas cotas PCD no Campus Jane Vanini/ Cáceres-MT e, posteriormente realizamos a sistematização, organização e análises dos dados. Os resultados indicaram que 07(sete) estudantes ingressaram em 2019 pelas cotas PCD, destes 01(um) desistiu do curso e 01(um) acredita que não se enquadra como deficiente. Este estudo está em andamento devendo os resultados serem apresentados ainda na qualificação.