CONFLITOS EM AMBIENTE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: UMA QUESTÃO PARA GESTÃO ESCOLAR NO ANO DE 2020
Conflito; Diálogo; Pandemia, Gestão escolar
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas, Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós -Graduação em Educação PPGedu – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, sendo que a temática se refere aos conflitos escolares na pandemia pelo olhar da gestão escolar ancorada nos aportes teóricos Chrispino (2007); Eller (2019); Thé (2015) e Tiellet (2012) entre outros. O objetivo principal do trabalho é identificar os conflitos enfrentados pela equipe gestora durante a pandemia, especificamente no ano de 2020, relacionados ao processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é descritiva do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa. As fontes de coleta de dados foram a entrevista por pauta e fontes documentais. A entrevista foi realizada com cinco sujeitos que integram a gestão da Escola Municipal Pequeno Sábio. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). As categorias foram definidas a partir do roteiro da entrevista: Impacto da pandemia no contexto escolar; Conflito na unidade escolar durante a pandemia; Motivo dos conflitos na escola; Desafios e as soluções dos gestores aos conflitos. Em cada uma das categorias definiu-se as Unidades de registro (UR), a destacar: Incertezas geradas pela suspensão das atividades presenciais; Discordância entre os gestores e os professores; Insegurança nas decisões (conflitos intrapessoais); Falta de comunicação da equipe pedagógica com a família; Conflitos intrapessoais; Falta de orientação das instâncias superiores de como proceder frente as dificuldades pedagógicas das Unidades de Ensino; Diálogo e empatia; Investimento em biossegurança e equipamentos tecnológicos para atender as atividades pedagógicas e; Mediação. Concluiu-se que na Escola Municipal Pequeno Sábio a sua equipe gestora vivenciou e experenciou os desafios impostos pela pandemia, os quais geraram conflitos internos. Os conflitos foram intensos, tanto os intrapessoais quanto os interpessoais, podendo se atribuir a falta de comunicação com as famílias, divergência entre os gestores; falta de orientação das instâncias superiores.