A TRAJETÓRIA DA UNEMAT E SEUS IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS(AS) DOCENTES UNIVERSITÁRIOS(AS) GESTORES(AS): CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
UNEMAT. Desenvolvimento Profissional dos Docentes Universitários; Gestores Universitários.
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Tem-se como objetivo geral Analisar os impactos no desenvolvimento profissional dos(as) docentes universitários(as) gestores da trájetoria institucional da UNEMAT e como questão-problema: Em que medida, a trajetória institucional da UNEMAT impacta no desenvolvimento profissional dos(as) docentes universitários(as) gestores(as) entre os anos de 1993 à 2022? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter analítico, com base na perspectiva teórica da História Oral, em que utilizamos os procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O lócus de investigação é a UNEMAT e os sujeitos da pesquisa são os(as) docentes universitários(as) gestores(as), que estiveram nos cargos de Reitor(a), Vice-Reitor(as) e Pró-reitores(as) das atividades fins (Ensino, Pesquisa e Extensão) da referida instituição. Para a coleta de dados utilizamos questionários e a entrevista semiestruturada. Nossa amostra de pesquisa foi constituída de 14 docentes gestores(as) que participaram das entrevistas. Com esta pesquisa pretendemos possibilitar a ampliação do conhecimento sobre a Pedagogia Universitária na relação entre o desenvolvimento institucional da UNEMAT.