RACISMO SILENCIOSO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS - UM FENÔMENO A SER DESVELADO NO CEI SEBASTIANA GERMANA DA CONCEIÇÃO NO DISTRITO DE CANGAS NA REGIÃO PANTANEIRA EM POCONÉ-MT.
Educação Infantil. Racismo Silencioso. Projetos Pedagógicos. Lei nº 10639/03. Identidades.
A pesquisa intitulada "Racismo Silencioso na Educação Infantil - um fenômeno a ser desvelada na CEI Sebastiana Germana da Conceição no Distrito de Cangas na região Pantaneira em Poconé - MT, teve como objetivo compreender se há práticas de racismo com a criança negra e ainda identificar como essa questão é trabalha no processo educativo das crianças na Instituição de Educação Infantil do/no Campo localizado no Distrito de Cangas em Poconé - MT. Os principais autores que deram sustentação teórica para esta pesquisa foram: Com base no referencial teórico pertinente, tais como a Lei 10.639/2003, Brasil (1995,1996,2014), Cavalleiro (209,2018,2020) Quijano (2005), Castilho (2008), Fanon (1983,2009,2008,2011) Freire (1986,1988,2001,2003), Walsh (2005,2007), Hall (2003,2015), Munanga (2006,2009), Silva (2011). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a utilização de procedimentos metodológicos sustentados no âmbito das produções de narrativas com profissionais da educação, pais e, gestores. A pesquisa evidencia que o racismo na Educação Infantil existe, embora o mesmo seja velado ou silencioso. Contudo, no CEI estudado, é possível identificar algum esforço no sentido de superar tal fenômeno. Da mesma forma, as mães e as crianças ainda não possuem consciência quanto à sutileza que perpassam as questões relativas ao racismo no àmbito da sociedade e que reverberam na instituição educativa.