LIMITES E FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS IMIGRANTES: NARRATIVAS DE PROFESSORAS/ES (DE CÁCERES) E EDUCANDAS BOLIVIANAS
Fronteira. Multiculturalidade. Educação Intercultural. Práticas Pedagógicas.
A presente pesquisa visa compreender qual a percepção das/os professoras/es do CEJA “Prof. Milton Marques Curvo”, de Cáceres-MT, sobre as/os educandas/os bolivianas/os e, ainda, observar como desempenham suas práticas pedagógicas. O problema deste estudo constituiu-se em saber: Quais as percepções das/os professoras/es do CEJA “Prof. Milton Marques Curvo”, em Cáceres-MT, sobre as/os educandas/os bolivianas/os e como se desenvolvem as suas práticas pedagógicas? Para tanto, efetua-se uma discussão referente às culturas e identidades manifestadas nos espaços de fronteira, a multiculturalidade e a interculturalidade na construção de práticas pedagógicas que levem a uma educação intercultural. Esta pesquisa organizou-se como um estudo de caso, sustentado na abordagem fenomenológica. As/os participantes foram professoras/es que atuam no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Milton Marques Curvo” e educandas/os bolivianas/os matriculados no Centro. A coleta de dados ocorreu por meio de fontes bibliográficas, documentais, entrevista não estruturada. Os resultados demonstraram que os participantes percebem as diferenças culturais existentes, que o espaço escolar vive a multiculturalidade fronteiriça, porém os profissionais apresentam dificuldades em desenvolver práticas pedagógicas interculturais, talvez pela falta de formações que desenvolva a temática da interculturalidade. Também ficou evidenciada a necessidade de se efetivar as políticas públicas existentes, voltadas para o acesso dos imigrantes estrangeiros à educação, e que gere um acesso inclusivo, com práticas pedagógicas interculturais.