Banca de DEFESA: NEURI ELIEZER SENGER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEURI ELIEZER SENGER
DATA : 16/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/rrc-rhha-shv?hs=122&authuser=0
TÍTULO:

EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AUTOGESTÃO NA COOPERTAN (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA)


 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Popular. Autogestão. Economia Popular Solidária. Cooperativismo. Coopertan.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

As práticas pedagógicas da Educação Popular tornam possível o inédito viável nas práticas da Autogestão. A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Autogestão e a sua relação com a Educação Popular na Cooperativa de Produção de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra (COOPERTAN), Mato Grosso, Brasil. Como empreendimento da Economia Popular Solidária, a COOPERTAN é uma cooperativa de catadores constituída em 2007. A Economia Popular Solidária pela Autogestão tem sido a opção para a inclusão socioeconômica produtiva de pessoas excluídas pelo mercado de trabalho do sistema capitalista. Dialogando com a Autogestão a Educação Popular se apresenta como um processo de sensibilização e conscientização do indivíduo para que se torne sujeito de seu processo de emancipação. O problema que se apresenta é: As práticas vivenciadas por Catadoras e Catadores de materiais recicláveis da COOPERTAN, dialogam com os conceitos e experiências de Educação Popular e de Autogestão? Respaldada na Pedagogia Crítica Freiriana, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva amparada na pesquisa documental e pesquisa-ação. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários estruturados e semiestruturados, entrevistas, roda de conversa, com recorte para as lideranças da cooperativa. A análise dos dados teve por base a análise de conteúdo de Bardin (2011), desenvolvida a partir de três categorias de análise: Democracia interna; trabalho e produção e; gestão e organização. Que tiveram por base indicadores propostos por Gaiger e Assemburg (2007; 2010) e suporte nos princípios da Educação Popular e os princípios da Economia Popular Solidária. Os resultados apresentam a constituição do empreendimento a partir do diagnóstico socio econômico. Também evidenciam a presença da Autogestão na organização interna, práticas que indicam a presença do diálogo e uma interlocução entre os princípios da Educação Popular com a Economia Popular Solidária. É uma experiência incipiente, porém bastante sólida na cooperativa. Pelas práticas da Autogestão é possível perceber como se dá a apreensão do conhecimento pelos sujeitos da pesquisa. É nesta relação do trabalho associado que as trabalhadoras e trabalhadores da COOPERTAN despertam para a conscientização.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JANAINA SANTANA DA COSTA PRADO - UFT
Externo à Instituição - JOSÉ JACONIAS DA SILVA - UFMT
Interno - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 21:14
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1