A PRÁTICA PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES/TREINADORES DE ATLETISMO DOS JOGOS ESCOLARES DE MATO GROSSO
Prática Pedagógica, Processo de aprendizagem, Professores, Atletismo, Pedagogia do Esportev
A atuação profissional dos professores de Educação Física/Treinadores têm recebido atenção em inúmeras investigações em âmbito nacional e internacional, com foco na construção da sua prática profissional e/ou sobre como aprendeu a desenvolver as habilidades consideradas necessárias para o exercício da profissão. As investigações realizadas até o momento nos sinalizam que as aprendizagens ocorrem em diferentes contextos, ambientes e situações. A interação entre esses fatores pode influenciar no desenvolvimento e construção da prática pedagógica, tornando-a uma prática socialmente construída. Assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre a prática pedagógica e a percepção do processo de aprendizagem dos profissionais de educação física que atuam com a modalidade de atletismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Participam da pesquisa 12 treinadores de atletismo em nível escolar do estado de Mato Grosso na primeira etapa de coleta, e 09 treinadores participaram da entrevista. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado desenvolvido para essa pesquisa e aplicado em forma de entrevista. A dissertação está estruturada em três capítulos, sendo: I- A introdução, que oferece elementos que nos possibilitam compreender os encaminhamentos da pesquisa; II- Abordamos a prática pedagógica, que nos possibilitam dialogar sobre a intencionalidade docente e aprendizagem profissional, com a finalidade de explicar como o professor aprende a dar aula; III – Resultados, análise e discussão das entrevistas com os professores/treinadores. Foi possível verificar que os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento humano/motor e aspectos gerais de treinamento são os mais valorizados entre esses profissionais. Os professores/treinadores relacionaram suas experiências como ex-atletas da modalidade e diálogos com outros treinadores como principais vias de aquisição dos conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício da profissão. Os professores/treinadores demonstraram intencionalidade pedagógica ao relatarem como constroem o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos/atletas. No entanto, a forma com que aplicam e desenvolvem essas práticas está diretamente relacionado às suas trajetórias como atletas, e em alguns poucos casos relaciona-se ao diálogo com outros professores/treinadores, o que acende um alerta para possíveis repetições de métodos e técnicas ultrapassados. Como implicações práticas, é importante que os professores/treinadores busquem referenciais atuais e consistentes para sustentar sua prática pedagógica. Por fim, em relação à prática pedagógica é possível afirmar que existe uma relação direta baseada na experiência como ex-atletas e na relação com treinadores/professores mais experientes na modalidade.